sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Tendência é de que a produção de fumaça em São Francisco do Sul cesse nesta sexta


O Instituto Esperança se fez presente na cidade de São Francisco do Sul, na pessoa de seu presidente Daniel da Silveira

Foto: Rodolfo Salgado
A força-tarefa dos bombeiros militares e civis para controlar a fumaça causada pela explosão de uma carga de fertilizantes à base de nitrato de amônio na noite da terça-feira, dia 24, em São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina, teve avanços consideráveis durante a madrugada desta sexta-feira.

 De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de SC, o trabalho tem surtido efeito e a tendência é de que a produção de fumaça cesse ainda nesta sexta.
O Corpo de Bombeiros apresentará os detalhes dos trabalhos desta sexta em uma coletiva de imprensa por volta das 9h na sede da Prefeitura da cidade.

A previsão é de que nesta sexta-feira o vento esteja calmo em São Francisco do Sul, de acordo com o meteorologista Leandro Puchalski. Com isso, a fumaça causada pelo incêndio químico não deverá sair com tanta força da região.

Pelo menos 13 bairros foram atingidos na cidade. Alguns hóspedes de hotéis e moradores do Centro Histórico foram transferidos para a Praia da Enseada na noite de quinta-feira.

Contudo, o ciclone que mantinha a força do vento nos últimos dias e ditava a direção predominante já está bem afastado do continente.

A direção do vento deverá ser  de Sudeste/Leste ao longo do dia e a fumaça dentro do continente pode seguir em direção às cidades vizinhas como Itapoá e Garuva, no Norte de SC, e ao litoral sul do Paraná.

Nesta sexta-feira o tempo é seco, com predominância de sol e aumento de nuvens ao longo do dia. Já o sábado será de muitas nuvens e com chance de chuva entre a tarde e a noite.

A engenheira química Sandra Medeiros, chefe do departamento de química da Univille alerta que a fumaça resultante da reação química a partir do nitrato de amônio já está contaminando o solo por onde passa. Se chover, a situação é agravada.

Fonte: DC

Nenhum comentário: